Boa tarde! Hoje é sábado, 21 de dezembro de 2024

(11) 3104-4441

Quatro bancos concentraram 59% do mercado de crédito em 2022

Publicado em: 12/06/2023

As quatro maiores instituições financeiras do país concentravam 59,0% do mercado de crédito no segmento bancário em 2022, segundo dados divulgados no Relatório de Economia Bancária (REB) do Banco Central (BC) nesta terça-feira. O dado representa uma queda de 0,3 ponto percentual em relação ao ano anterior. Com a elevação da taxa básica de juros (Selic) os juros cobrados nas operações de crédito contratadas em 2022 foram pressionados.

O percentual de concentração bancária segue em trajetória de redução desde 2018. Segundo o BC, maiores bancos do país são a Caixa Econômica, o Banco do Brasil, o Itaú e o Bradesco. Na edição passada, o BC adotou uma nova metodologia para medir a concentração do sistema financeiro, considerando as quatro maiores instituições e não mais as cinco maiores.

Na prática, a nova métrica retira o Santander do grupo. Segundo a autoridade monetária, o indicador com os quatro maiores bancos é “mais comum internacionalmente” e “mais informativo”.

Em relação aos depósitos, o grupo concentrava 58,9%, ante 60,1% em 2021. Os ativos totais das quatro maiores instituições, por sua vez, equivaliam a 55,7% do total, contra 56,0% no ano anterior.

Os bancos públicos detinham 43,7% do crédito total e os privados, 56,3%. O maior índice de concentração está em financiamentos habitacionais, que alcançaram 92,6%, e em financiamentos de infraestrutura e desenvolvimento para empresas, com 94,2% em 2022 entre os quatro maiores.

O documento manteve um quadro com a medição antiga – os cinco maiores bancos do país representavam 77,6% do crédito em 2022, queda de 1,1 ponto em relação ao ano anterior. Incluindo o segmento não bancário, o percentual era de 66,9%, redução de 1 ponto.

Nos depósitos, os cinco concentravam 74,7% no segmento bancário e 68,0% no não bancário. Os ativos totais do grupo somavam 73,5% do total do segmento bancário e 63,8% do não bancário.

O Índice Herfindahl-Hirschman Normalizado (IHHn) caiu para 0,1015 pontos no mercado de crédito em 2022. No ano anterior, o indicador media 0,1034 pontos. Quando o índice está entre 0 e 0,10 o BC considera baixa concentração. Acima de 0,10 até 0,18 representa moderada concentração e acima de 0,18 até 1, elevada concentração.

Elevação da Selic

A taxa média de juros dos novos contratos aumentou de forma mais destacada para pessoas físicas com recursos livres, segundo o documento. Além disso, o BC destaca que houve aumento da inadimplência do crédito livre, especialmente no segmento das famílias.

“A carteira de crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN) encerrou 2022 com forte crescimento pelo terceiro ano consecutivo. No primeiro semestre, o crescimento do saldo manteve-se em ritmo elevado, impulsionado pelas modalidades de custo mais elevado no segmento de pessoas físicas (PFs) e pelo capital de giro no segmento de pessoas jurídicas (PJs)”, ressaltou a autoridade monetária.

“No segundo semestre, entretanto, observou-se desaceleração na expansão do crédito, com o arrefecimento do crédito livre. Por outro lado, as operações de crédito direcionado cresceram de forma mais acentuada”, complementou.

Fonte: Valor Investe

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.