O município de Horizontina, no Rio Grande do Sul, e o Banco do Brasil assinaram na manhã desta sexta-feira (09), contrato de financiamento que prevê a liberação de R$ 4 milhões em investimentos para aquisição de máquinas rodoviárias pesadas, caminhões e infraestrutura de informática, modernizando a gestão pública.
O contrato de financiamento foi autorizado pela Câmara Municipal de Vereadores. No ato de assinatura, o presidente Rafael Tiago Godoy esteve presente ao lado do prefeito Antônio Otacílio Lajús, vice-prefeito Jones Cunha, os secretários (as) de governo Juliana Horbach, Ivete da Silva, Gilmar Quintiliano, Paulo Leowenthal e Fernando Bins, com presença, ainda, do gerente local do Banco do Brasil Alexandre Schuller, Vinicius Gellati e Bruno Colleto representando a Superintendência de Governo e Aline Glassen, Gerente de Mercado Pessoa Jurídica.
O financiamento através do programa Eficiência do Banco do Brasil, será pago em 54 parcelas pelos próximos 60 meses, com seis meses de carência a partir da assinatura do contrato, justamente para que haja tempo hábil de promover os processos licitatórios dos equipamentos que serão adquiridos, entre eles duas motoniveladoras (patrolas) e caminhões, para que sejam formadas duas frentes de máquinas, com poder de atuação e resposta para os serviços urbanos e rurais.
As taxas de juros a serem praticadas obedecem a perspectiva da Selic, atualmente em queda, disse o Gerente de Plataforma de Governo Vinícius Gelatti, com o contrato operado em 169% do CDI podendo variar de 6 a 9% ao ano.
Os editais de licitações para aquisição dos equipamentos devem ser lançados nas próximas semanas pela Secretaria Municipal de Administração.