Os sinais de privatização do Governo Federal estão mobilizando a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) em defesa dos bancos públicos e sua função social sob o controle do Estado.
Nesta terça-feira (19), o Sindicato dos Bancários de Pernambuco recebeu o debate “Bancos públicos sob ataque: desafios, riscos e perspectivas”, com a presença do presidente da Fenae, Jair Ferreira, do economista e professor da Unicamp, Luiz Gonzaga Beluzzo, do escritor e jornalista Xico Sá e da professora de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, Liana Cirne Lins. “Estamos tentando envolver toda a sociedade para garantir o papel dos bancos como ferramenta de políticas públicas e fomento”, afirmou Ferreira.
O Recife foi a nona capital a sediar o debate que foca na Caixa Econômica Federal por sua participação na economia local e nos programas sociais como o Bolsa Família que atende a 1,1 milhão de famílias em Pernambuco.
Dos 17 bancos do Estado, somente quatro são públicos – o Banco do Brasil (BB), o Banco do Nordeste, o Banrisul e a Caixa que responde por 88% dos financiamentos imobiliários realizados em Pernambuco no ano passado. “Bancos como a Caixa ou o BB podem perder metade das agências com a venda de seus ativos e participações. O governo já anunciou que, até 2020, quer vender as áreas mais rentáveis da Caixa: Seguros, Cartões, Loteria e Ativos de Terceiros”, declarou Jair Ferreira.