O ex-presidente da Fundação Banco do Brasil Jacques Pena e o atual presidente do Sindicato dos Bancários do Distrito Federal, Kleytton Morais, escreveram recentemente um texto sobre a importância das pequenas e médias empresas (PMEs) para a recuperação e desenvolvimento da economia brasileira.
No texto “Reflexões sobre a importância das micro e pequenas empresas e o papel do Banco do Brasil”, Pena e Morais indicam também como uma estratégia pensada para o setor precisa ser retomada pela instituição financeira.
Os dois iniciam lembrando que as PMEs “representam 30% do PIB nacional” e “geram 54% dos empregos com carteira assinada e 44% de todos os salários pagos no país em empregos formais”.
“Com tamanha relevância e importância, sobretudo na geração de emprego e renda, seria de se esperar uma atuação mais ativa do Banco do Brasil no apoio às MPEs”, defendem.
Para os autores, a partir do golpe de 2016 houve uma inflexão na política do Banco do Brasil para o setor.
“A criação da Diretoria de Micro e Pequenas Empresas ocorreu durante o Governo Lula, com o objetivo de aumentar a participação de mercado por meio de estratégias de fidelização, melhorar o relacionamento com o segmento e consolidar a atuação em crédito para as micro e pequenas empresas. A extinção da Diretoria ocorreu em 2019, no Governo Bolsonaro”, indicam eles.
Pena e Morais defendem como solução para um possível novo governo Lula a recriação da Diretoria, bem como de unidades regionais voltadas para o desenvolvimento sustentável.