O concurso Banco do Brasil deve avançar nas próximas semanas com novas convocações de aprovados. Essas chamadas aumentam a expectativa por um novo edital, embora ainda não seja possível estabelecer um prazo para sua publicação.
Conforme apurado pela reportagem do Qconcursos Folha Dirigida, o Banco do Brasil planeja realizar novas convocações de aprovados ainda neste primeiro trimestre de 2025, ou seja, até março.
Os esforços são para que essas chamadas ocorram o quanto antes, podendo acontecer até mesmo neste mês de janeiro. Porém, no momento, o banco ainda finaliza algumas tratativas internas.
O BB possui 1.041 aprovados no último concurso, que ainda podem ser chamados, sendo todos para o cargo de agente de tecnologia (escriturário com foco em TI).
Já para o cargo de agente comercial (escriturário tradicional), o banco não possui mais cadastro de reserva válido, o que impede novas convocações até a realização do novo concurso.
Segundo uma fonte ouvida pela reportagem, o Banco do Brasil está tratando essas convocações com prioridade. O objetivo é avançar nas tratativas para o concurso, já que o principal cargo da instituição não pode mais ser reposto.
Nesta segunda-feira, 6 de janeiro, o Qconcursos Folha Dirigida entrou em contato com o Banco do Brasil para obter mais detalhes. Contudo, como de costume, a instituição ainda não confirma a realização de um novo concurso.
“O Banco do Brasil informa que não há qualquer definição sobre um novo concurso no momento e, por padrão administrativo, sempre comunica formalmente toda e qualquer novidade relevante sobre o tema”, diz o BB.
No início do segundo semestre do ano passado, a reportagem apurou que o edital para o novo concurso poderia ser divulgado até dezembro. No entanto, as convocações para o cargo de agente de tecnologia não foram concluídas no prazo.
A mesma fonte informou que o banco não descartava a possibilidade de lançar o concurso apenas neste ano de 2025. Apesar disso, o BB considerava a realização do novo concurso como algo “certo”.
De acordo com fontes, o concurso chegou a ser apresentado durante uma reunião com gestores do banco. Apesar disso, o processo ainda estaria em uma etapa inicial de elaboração.
O Banco do Brasil deu início, recentemente, a um processo interno de remoção com incentivos, ação que pode facilitar a realização do novo concurso.
De maneira geral, iniciativas como programas de remoção ou demissão voluntária costumam preceder a abertura de seleções externas na instituição.
No entanto, no caso do BB, essa medida já estava prevista no Acordo Coletivo de Trabalho, que abrange o período de 2024 a 2026.