Boa tarde! Hoje é sábado, 21 de dezembro de 2024

(11) 3104-4441

Comentário de Bolsonaro tem efeito limitado em BB; bancos perdem força

Publicado em: 01/05/2019

As ações do Banco do Brasil tiveram uma reação limitada aos comentários do presidente Jair Bolsonaro a respeito do nível de juros praticado pela instituição. Os papéis do banco acompanham a perda de força que se viu não só em todo o setor bancário, como também em outras “blue chips”, caso de Petrobras e Vale.

Às 14h35, Banco do Brasil ON oscilava perto da estabilidade, em leve queda de 0,06%, enquanto Bradesco ON caía 0,23%; Bradesco PN cedia 1,06%. A ação do Itaú Unibanco recuava 0,53%.

A Petrobras ON operava em alta de 0,30% e a PN avançava 0,77%, perdendo substancial força em relação à abertura, quando os dois papéis chegaram a subir 1,3%. Mesma dinâmica se viu em Vale, que tem leve ganho de 0,06% nesta tarde.

Bolsonaro esteve presente na abertura da Agrishow, maior feira de agropecuária do país, em Ribeirão Preto (SP), onde anunciou que o Banco do Brasil vai ofertar R$ 1 bilhão em crédito rural ainda nesta safra.

“Vocês do campo precisam de ajuda, alguns setores. Não apenas que o Estado não atrapalhe, precisa de ajuda. Agradeço aqui o prezado Rubem Novaes, presidente do Banco do Brasil, que traz R$ 1 bilhão para investir nessa área. Eu apenas apelo, Rubem – me permite fazer uma brincadeira aqui – eu apenas apelo, para o seu coração, o seu patriotismo, para que esses juros – tendo em vista você parecer um cristão de verdade – caiam um pouquinho mais. Tenho certeza que nossas orações tocarão seu coração. “, afirmou Bolsonaro à plateia.

O comentário não é bem visto na lógica liberal e pró-mercado esperada do governo Bolsonaro, na opinião de gestores, mas não chega a representar um nível de ingerência como se viu na Petrobras. No episódio envolvendo a estatal de petróleo, Bolsonaro telefonou para o presidente da companhia, Roberto Castello Branco, e recomendou que o aumento do preço do diesel não fosse aplicado.

“É um barulho que se cria, mas não é como se ele tivesse dito para o BB cortar o juro, como se viu no passado, em outras gestões. O papel acompanha hoje o fluxo que se vê em outros ativos”, afirma um gestor de um grande fundo paulista, que prefere não ser identificado.

A perda de força do Ibovespa veio com o movimento das “blue chips”, que absorveram o desempenho positivo da manhã. O mercado opera com poucos catalisadores à sua disposição, em uma semana marcada pelo feriado de 1º de maio, que congela os trabalhos pela reforma da Previdência no Congresso — principal evento para o mercado neste momento.

Fonte: Valor Econômico

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.