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Cassi lança Política de Relacionamento com Pessoas com Deficiência

Publicado em: 07/10/2024

O lançamento da Política de Relacionamento com a Pessoa com Deficiência pela CASSI, nesta quinta-feira, 26 de setembro, coloca a Instituição na vanguarda neste tema. A iniciativa, inédita entre as operadoras de saúde, é também inovadora na forma de construção: partiu de dificuldades enfrentadas por participantes com deficiência, familiares, cuidadores e profissionais de saúde, seguindo uma metodologia científica que parte de necessidades concretas. No evento, realizado na Sede do Banco do Brasil, em Brasília, a CASSI assumiu publicamente o compromisso com ações para reduzir barreiras que pessoas com deficiência possam enfrentar no acesso aos serviços e no relacionamento com a Instituição.

Agora, inicia a fase de implementação do que a Política prevê. A revisão do programa Bem Viver, por exemplo, está entre as primeiras ações, segundo a gerente de Saúde da CASSI, Ana Gurgel. Criado há 20 anos, o Bem Viver oferece terapias e acompanhamento para garantir tratamento e desenvolvimento adequado aos participantes com deficiência. Dentre as medidas já adotadas está a capacitação de 183 profissionais de atendimento das CliniCASSI em libras, para acolher surdos, e de 500 profissionais de saúde que prestam assistência nos serviços próprios e estão em curso de qualificação para acolhimento e tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Contaremos com o suporte da Fiocruz para entender o modelo lógico de implementação da Política, mantendo um diálogo com a comunidade científica, e daqui a um ano apresentaremos o balanço do que for implementado”, adiantou Ana Gurgel.

“A CASSI tem muito a oferecer para o Banco do Brasil e podemos ampliar nossa parceria. Temos um desafio enorme na inclusão das pessoas com deficiência que já trabalham no Banco e pelas que estão chegando por meio do maior concurso realizado pelo BB, quando ofertamos 12,5% das vagas para PCD e preenchemos somente 10,4%”, destacou a vice-presidente Corporativa do Banco, Ana Cristina Rosa Garcia, que representou a presidente do BB, Tarciana Medeiros, no evento. A equipe do Programa de Diversidade do BB foi parceiro da CASSI na construção da Política.

Construção coletiva

Ouvir pessoas com deficiência, familiares e cuidadores para entender quais são as barreiras e os limites enfrentados foi o primeiro passo no processo de construção da Política. A CASSI realizou 27 encontros nas capitais de todos os estados e no Distrito Federal, com a participação desse público, além de profissionais de saúde e especialistas em inclusão e acessibilidade. As contribuições geraram mais de 900 sugestões, que, depois, foram consolidados e validados pelos 54 delegados em uma conferência nacional. “Nada sobre nós sem nós”, o tema usado para a construção do documento, portanto, define a construção participativa.

“Mais de 2,4 mil pessoas foram envolvidas na construção da Política, entre pessoas com deficiência e quem cuida delas, colocando suas dores”, destacou o diretor de Risco Populacional, Saúde e Rede de Atendimento, Fernando Amaral, que acompanhou de perto a construção do documento. O fato de ter partido da realidade dos participantes e de ter se consolidado em forma de política torna as diretrizes permanentes, permitindo que os sigam usufruindo do que a Política assegura, mesmo na troca de gestores na CASSI. “Essa Política é de longo prazo, independentemente da gestão ou de governo, é nossa carta magna e não há quem a tire. Ela confirma que a CASSI está há 80 anos na vanguarda e vamos avançar na implementação”, reforçou o presidente da CASSI, Cláudio Said.

Fonte: Cassi

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