A BB Seguros lançou o Seguro Florestas de Preservação, voltado para a recomposição das florestas de Reserva Legal e de Preservação Permanente em caso de incêndios. O anúncio foi feito pelo vice-presidente de Negócios Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, José Ricardo Sasseron, durante participação na Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (COP-16), em Cali, na Colômbia. Pela primeira vez, uma seguradora brasileira desenvolve um produto voltado para a proteção de biomas localizados nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal.
O produto oferece cobertura básica de incêndio em áreas de preservação, com o valor definido de acordo com o tamanho da área (ha) e o limite máximo de indenização (LMI) médio do bioma relacionado. Em caso de incêndio em áreas de preservação permanente e/ou reserva legal, o produtor rural receberá indenização pela recomposição da propriedade segurada, mediante apresentação de notas fiscais de insumos.
Para Sasseron, “O BB Seguro Florestas de Preservação oferece uma camada adicional de segurança para os produtores rurais e contribui significativamente para a preservação dos biomas brasileiros. Ao apoiar a recomposição das florestas de Reserva Legal e de Preservação Permanente em caso de incêndios, estamos ajudando a garantir que as futuras gerações possam desfrutar de um meio ambiente saudável e equilibrado”, comenta.
“Estamos comprometidos com a oferta de soluções inovadoras e sustentáveis para nossos clientes. Com o lançamento do Seguro Florestas de Preservação, reafirmamos nosso compromisso com a conservação ambiental e o apoio aos produtores rurais, que desempenham um papel crucial na manutenção da biodiversidade e da qualidade ambiental das regiões rurais do país”, destaca Bruno Alves, diretor de Tecnologia e Portfólio da BB Seguros.
O produto ainda está em fase experimental nos estados de GO, MG, MT, MS, PR, RS, SC, SP e DF, e pode ser contratado diretamente nas agências do Banco do Brasil. Basta informar o CPF do dono da propriedade rural ou o número do Cadastro Ambiental Rural (CAR) da propriedade para obter a precificação do seguro, sem a necessidade de inspeção e sem taxas extras para o segurado.