O Banco do Brasil participou do grupo de técnico (GT) e da reunião ministerial de comércio e investimentos do G20, ocorrido nesta semana, em Brasília. O evento reuniu as maiores economias do planeta e importantes organizações internacionais para discutir questões econômicas e sociais, em busca de soluções para os desafios globais.
Durante o evento, o BB enfatizou as ações estratégicas alinhadas aos temas tratados no G20, destacando que, no último ano, desembolsou cerca de 22 bilhões de dólares em linhas internacionais para apoio aos clientes atuantes no comércio global. O Banco reafirmou seu compromisso com um comércio internacional mais justo e igualitário em consonância com os temas tratados no fórum. Exemplo disso é o Programa Primeira Exportação que já capacitou e habilitou 1300 micro e pequenas empresas a operarem no mercado internacional.
A atuação do BB junto às empresas estrangeiras que desejam investir no Brasil também foi destaque, já que o Banco oferece assessoria completa em operações de project finance relacionadas aos segmentos de energia e infraestrutura no país. O Banco do Brasil é o principal parceiro estratégico do comércio exterior brasileiro, oferecendo um portfólio completo de soluções que atendem às necessidades de exportadores, importadores e dos integrantes de suas cadeias de valor.
“Estamos presentes em vários países do G20, com operações na Argentina, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Alemanha, Portugal e Áustria, e o único banco brasileiro com agência na China. Além disso, o BB está presente em Grand Cayman e no Paraguai e operando com diversos bancos correspondentes e parceiros no mundo todo. Em cada um desses países onde o Banco está presente, atua fortalecendo as relações comerciais e de investimentos com o Brasil, financiando as cadeias globais de valor, o que por sua vez contribui para segurança alimentar, geração de empregos, redução da pobreza, e com o fluxo global de suprimentos em diversos países.” afirma Juliano Marcatto, gerente geral da Unidade de Negócios Internacionais do BB.
E o Banco do Brasil quer ir além. “Estamos aprofundando estudos para identificar oportunidades de atuação em novos países que tenham fluxos de comércio e investimentos expressivos com o Brasil e que sejam relevantes para os negócios de nossos clientes, afinal, temos que estar onde nossos clientes estão”, avalia Francisco Lassalvia, vice-presidente de Negócios de Atacado do BB.
Jornada da Sustentabilidade
Em consonância com tudo que foi tratado no fórum, o Banco apresentou ainda o projeto a Jornada de Sustentabilidade Internacional, projeto que será lançado ainda este ano, e que está sendo desenvolvido para os exportadores brasileiros, clientes do BB. O objetivo é fomentar a adoção de práticas ASG nas empresas exportadoras para que elas permaneçam competitivas e conquistem novos mercados internacionais. A Jornada incluirá capacitação digital, workshops e assessoria nos temas ASG, como: mercado de carbono, selos verdes, descarbonização e finanças sustentáveis.
Mulheres no Mundo
Ações voltadas ao fortalecimento das mulheres nos negócios internacionais também foram destaque do BB durante participação no Fórum. Sabendo que as mulheres enfrentam obstáculos adicionais para participar do comércio internacional, o BB lançou neste ano uma nova edição do programa Mulheres no Mundo, que, em parceria com a Apex-Brasil, já impactou 400 empresas lideradas por mulheres e apoia a inserção delas no mercado internacional, através de capacitação digital e assessoria para a 1ª exportação.
Fonte: