O Banco do Brasil, reafirmando sua posição de liderança no setor agropecuário, lança o novo “Boletim Agro”. A publicação, elaborada pelo time de economistas do BB, tem como objetivo oferecer uma visão abrangente e precisa sobre o cenário agro. Com uma periodicidade trimestral, o boletim traz análises detalhadas e projeções fundamentais para a tomada de decisões no mercado.
O primeiro boletim traz o cenário para 2025, que é promissor, com a expectativa da maior safra da história. A produção de soja deve crescer 12,8%, enquanto a de milho deve registrar um aumento de 3,6%. O relatório também prevê crescimento nas colheitas de arroz (13,8%), algodão (1,2%) e trigo (2,1%). Em termos climáticos, há uma possibilidade de ocorrência do fenômeno La Niña nos próximos meses, mas espera-se que sua intensidade seja fraca ou moderada, com impacto limitado sobre a atividade rural. Além disso, o ambiente de custos dos fertilizantes apresenta-se menos pressionado em comparação à última safra.
Na pecuária, as projeções indicam uma retração de 4,3% no abate de bovinos em 2025, após um ano de recorde em 2024. Já a avicultura e a suinocultura devem manter o ritmo de crescimento, com expectativas de aumento de 2,1% e 1,6%, respectivamente.
“Somos o Banco do Agro e, como tal, com tanta expertise e capacidade analítica internalizadas, sentíamos falta de um relatório mais abrangente através do qual pudéssemos compartilhar com os clientes nossa visão para o segmento. O Boletim Agro vem com o objetivo de preencher essa lacuna”, afirma Marcelo Rebelo, economista-chefe do BB.
O Boletim Agro reforça o compromisso do BB em apoiar o setor agro com informações de qualidade, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas.
Além da atividade de elaboração de cenários, o time de economistas do BB também realiza análises econômicas regionais. O conteúdo pode ser consultado em www.bb.com.br/analises e no InvesTalk.