O Banco do Brasil lança a linha BB Crédito Mulher Exportadora, solução para impulsionar empresas lideradas por mulheres no comércio exterior. A nova linha de crédito é voltada para empresas, cooperativas e entidades com faturamento anual entre R$ 1 milhão e R$ 15 milhões, desde que possuam pelo menos 40% de participação feminina no quadro societário.
Com condições diferenciadas, o novo financiamento amplia as oportunidades para que mais empreendedoras fortaleçam suas operações e conquistem novos mercados. Entre os diferenciais, destacam-se:
- Financiamento pré-embarque para a produção nacional de bens e despesas com promoção da exportação no Brasil ou no exterior;
- Prazos flexíveis, com até 24 meses para pagamento;
- Acesso a recursos de curto e médio prazo, permitindo um planejamento sustentável de crescimento;
- Atendimento especializado, com suporte de gerentes experientes no Brasil e no exterior;
- Operação em reais, sem risco de variação cambial.
A iniciativa complementa o Programa Primeira Exportação – Edição Mulheres no Mundo, criado pelo BB em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa já capacitou mais de 450 empresárias em apenas um ano, fornecendo conhecimento estratégico para a internacionalização de seus negócios.
“O empreendedorismo feminino tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico do Brasil e no fortalecimento do comércio exterior. Queremos que mais mulheres considerem o mercado global como um caminho natural para o crescimento de seus negócios. Com o BB Crédito Mulher Exportadora, estamos ampliando as oportunidades para que essas empresárias tenham mais acesso ao financiamento necessário para expandir com segurança e planejamento”, afirma Juliano Marcatto, gerente da Unidade Negócios Internacionais do Banco do Brasil.
As empresárias interessadas devem procurar seu gerente de relacionamento no Banco do Brasil para conhecer as condições da linha e solicitar o financiamento.
Reconhecimento internacional
O Programa Primeira Exportação – Edição Mulheres no Mundo foi reconhecido como uma das boas práticas do Brasil em comércio internacional e gênero pelo International Trade Centre (ITC), agência ligada à Organização Mundial do Comércio (OMC) e à ONU. O reconhecimento foi concedido por meio do SheTrades Outlook, que avalia iniciativas de fomento à participação feminina no comércio global.
O programa oferece uma trilha gratuita de capacitação para empreendedoras que desejam exportar, com conteúdo sobre negócios internacionais, planejamento financeiro, câmbio e proteção cambial, além de mentorias especializadas com profissionais do Banco do Brasil. O reconhecimento do BB pelo programa Primeira Exportação – Mulheres no Mundo reforça a importância de políticas que ampliam o acesso das empreendedoras ao comércio exterior.