A varejista Magazine Luiza foi eleita a empresa brasileira mais inovadora no relacionamento. É o que aponta 5ª edição do ranking anual elaborado DOM Strategy Partners, que diz que a companhia de Luiza Trajano consegue ‘oferecer ao cliente ações que propiciam desde uma compra mais rápida, mais inteligente em diversos ambientes, até novas experiências de vendas feitas 100% pelo celular’.
A DOM Strategy Partners ressalta que, em seus 60 anos – em especial nos últimos 10, o Magazine Luiza se movimentou sem medo de mudar a lógica de compra do consumidor brasileiro. O BB apareceu na 41ª posição no ranking.
Daniel Domeneghetti, porta voz do estudo e CEO da DOM Strategy Partners, afirma que, diferentemente de outras lojas do setor, o Magazine Luiza atacou vertentes importantes de encantamento ao cliente e que não estão fixadas apenas em um ecossistema bem definido de aplicativos ou de outros serviços virtuais.
Logo atrás do Magazine Luiza, no ranking deste ano aparece a Nespresso – um salto e uma resposta ao crescente mercado cafeeiro de luxo no Brasil. Apple e Netflix, símbolos perenes de inovação em serviços digitais, aparecem em seguida sinalizadas nesta posição principalmente por continuarem a oferecerem seus serviços digitais.
A consultoria explica que o estudo “As empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente” mostra como o universo corporativo brasileiro usa atualmente a inovação nas relações através de ações com consumidor final sob o tripé comunicação, transações/vendas e atendimento/relacionamento.
Na prática, a análise materializa em números como as companhias entregam uma melhor experiência de relacionamento ao cliente, avaliando ações estratégias, ofertas de produtos inovadores, interatividade no ponto de contato com o cliente por meio de canais alternativos, colaboração e abordagem online, além da disponibilização de formatos e modelos de atendimento.
A DOM Strategy Partners destaca também que a pesquisa não se restringe ao conceito de inovação ligada apenas à tecnologia, mas sim como objeto de fortalecimento no relacionamento da empresa com o consumidor.
Confira o ranking das 50 empresas mais inovadoras no Brasil
1- Magazine Luíza (Varejo – Eletro), 9,16
2- Nespresso (Varejo – Redes Alimentícias e Fast Food), 9,15
3- Apple (Serviços Digitais), 9,14
4- Netflix (Serviços Digitais), 9,14
5- Starbucks (Varejo – Redes Alimentícias e Fast Food), 9,12
6- O Boticário (Higiene & Cosméticos), 9,11
7- Google (Serviços Digitais), 9,11
8- XP Investimentos (Bancos e Serviços Financeiros), 9,09
9- Hospital Albert Einstein (Saúde), 9,09
10- Porto Seguro (Seguros & Previdência), 9,08
11- Santander (Bancos e Serviços Financeiros), 9,07
12- Itaú Unibanco (Bancos e Serviços Financeiros), 9,06
13- Mercado Livre (Varejo – Varejo Online), 9,06
14- Smart Fit (Varejo – Serviços), 9,06
15- Uber (Serviços Digitais), 9,05
16- Bradesco (Bancos e Serviços Financeiros), 9,04
17- Open English (Educação), 9,04
18- Raia-Drogasil (Varejo – Farmácias e Perfumarias), 9,04
19- Mercedes Benz (Automobilística), 9,03
20- Skinceuticals (Higiene & Cosméticos), 9,03
21- 99 (Serviços Digitais), 9,02
22- Riachuelo (Varejo – Vestuário e Moda), 9,02
23- Ultrafarma (Varejo – Farmácias e Perfumarias), 9,02
24- Nubank (Bancos e Serviços Financeiros), 9,02
25- Chili Beans (Varejo – Óticas, Jóias e Adereços), 9,01
26- Caixa (Bancos e Serviços Financeiros), 9,01
27- Whirlpool (Bens de Consumo Duráveis), 9,01
28- Dr Consulta (Saúde), 9,01
29- Natura (Higiene & Cosméticos), 9,01
30- Youse (Seguros & Previdência), 9
31- Osklen (Varejo – Vestuário e Moda), 8,99
32- Ipiranga (Distribuição de Combustíveis), 8,99
33- Coca-Cola (Alimentos & Bebidas), 8,99
34- Claro (Mídia & Telecom), 8,98
35- Multiplus (Fidelidade), 8,97
36- Wine.com.br (Varejo – Varejo Online), 8,97
37- Carmen Steffens (Varejo – Vestuário e Moda), 8,95
38- 3 Corações (Alimentos & Bebidas), 8,93
39- Easy Taxi (Serviços Digitais), 8,93
40- Pizza Hut (Varejo – Redes Alimentícias e Fast Food), 8,93
41- Banco do Brasil (Bancos e Serviços Financeiros), 8,91
42-Vigor (Alimentos & Bebidas), 8,91
43- Vero Latte (Varejo – Redes Alimentícias e Fast Food), 8,91
44- Urban Remedy (Alimentos & Bebidas), 8,89
45- Miss Pink (Higiene & Cosméticos), 8,86
46- Madero (Varejo – Redes Alimentícias e Fast Food), 8,86
47- Bullguer (Varejo – Redes Alimentícias e Fast Food), 8,85
48- Reserva (Varejo – Vestuário e Moda), 8,84
49- Schutz (Varejo – Vestuário e Moda), 8,82
50- Cabana Burger (Varejo – Redes Alimentícias e Fast Food), 8,82