Desde o último dia 7, os clientes correntistas do Banco do Brasil já podem antecipar a restituição relativa ao ajuste anual de Imposto de Renda Pessoa Física. O prazo de abertura da linha coincide com o primeiro dia de recepção das declarações de Imposto de Renda pela Receita Federal.
Com a linha de crédito, é possível antecipar até 100% do valor a ser restituído, limitado a R$ 20 mil, conforme o perfil do cliente. O pagamento é feito na data do crédito da restituição ou no vencimento do contrato, que será no dia 15 de janeiro de 2020, o que ocorrer primeiro.
Com o objetivo de proporcionar maior comodidade aos clientes, quem optar pelo aplicativo BB ou Internet Banking poderá fazer o envio do recibo da declaração no momento da contratação, dispensando a necessidade de comparecimento na agência para entrega física do documento. Para os clientes que desejarem, a linha continua disponível também nos terminais de autoatendimento e nas agências.
Além da comodidade no processo de contratação, os clientes que optarem pelo App e internet banking contarão com taxas de juros mais atrativas em relação aos demais canais de contratação. A partir de 1,79% a.m. para contratação no aplicativo BB e Internet Banking, as taxas variam de acordo com o perfil do cliente e canal de contratação.
A antecipação da restituição de IRPF apresenta-se como alternativa de crédito para quem não quer impacto mensal com prestações ou visando a reorganização financeira. No BB, grande parte dos clientes antecipa a restituição para quitar ou amortizar compromissos financeiros com custo maior, a exemplo do cheque especial ou rotativo do cartão de crédito.