Nesta segunda-feira, 22 de abril, o Governo Federal lançou o Programa Acredita, conjunto de iniciativas que pretende reestruturar o mercado de crédito no país. O programa é composto de quatro pilares fundamentais: um programa de microcrédito destinado aos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e outro (Procred 360) que foca no apoio a Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, incluindo a renegociação de dívidas vinculadas ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). O terceiro pilar visa estimular a criação de um mercado secundário para o crédito imobiliário, melhorando a liquidez e o acesso ao financiamento no setor. O último eixo institui o Eco Invest Brasil, que garante proteção cambial para incentivar investimentos em projetos verdes ambientalmente sustentáveis.
“No Programa lançado hoje, o papel do BB vai muito além de operador financeiro. Conhecemos a fundo as necessidades dos nossos clientes e usamos essa expertise para atuar, junto aos Ministérios, para formatar as bases, regras e parâmetros das operações. Participamos da modelagem, de forma conjunta, no desenvolvimento e melhorias das soluções que estão sendo anunciadas”, ressalta Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil.
O Programa Acredita vai facilitar o crédito aos microempreendedores, especialmente aos MEIs, ao lançar o Procred360, uma linha específica para empresas com faturamento anual até 360 mil reais e que contará com a garantia do FGO, que é administrado pelo BB. Outra frente fundamental é o Desenrola Brasil, que já devolveu dignidade financeira a mais de 12 milhões de brasileiros e agora vai fazer a diferença para os empreendedores que estão enfrentando dificuldades. “Observando as boas práticas de mercado, o conglomerado Banco do Brasil renegociou 28 bilhões de reais, desde o lançamento do Programa Desenrola, na visão ampliada para os clientes do Banco, para além dos beneficiados pelo Programa. E é toda essa expertise que vamos continuar disponibilizando e ampliar às nossas MPEs que precisam desenrolar”, completou Tarciana, em cerimônia de lançamento do programa.
O BB possui cerca de 3 milhões de clientes micro e pequenos empreendedores. No ano passado, o Banco cresceu na concessão de crédito, em volume e abrangência. A carteira de crédito para MPEs superou a marca de 103 bilhões de reais, um crescimento de mais de 20%, se comparado a 2022. Isso tudo dentro do guidance estabelecido e mantendo os índices de inadimplência entre os menores patamares do mercado.
“Foram aproximadamente 4 milhões de empregos mantidos pelas 800 mil micros, pequenas e médias empresas que possuem crédito no BB. 97 bilhões de reais liberados para 282 mil MPEs beneficiadas, sendo mais de 100 mil delas dirigidas por mulheres. Isso traz significado ao nosso trabalho, nos enche de orgulho e reforça, todos os dias, nossa energia para contribuir ainda mais para o acesso da população ao crédito e para o desenvolvimento econômico e social em todo o país”, finaliza Tarciana.