O Conselho de Administração (CA) do Banco do Brasil elegeu nesta sexta-feira (12 de maio) o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, para presidir o colegiado do banco. Indicado esta semana à diretoria de Política Monetária do Banco Central, ele presidirá o CA do BB até ser aprovado pelo Senado à autoridade monetária, quando vai renunciar à presidência do CA do BB.
Galípolo havia sido indicado pelo governo para presidir o CA do BB em abril deste ano. A informação de sua eleição nesta sexta foi antecipada pelo blog da jornalista Julia Duailibi, no g1, e confirmada pelo Valor. O CA do banco estava sendo comandado por Iêda Cagni.
O atual secretário-executivo da Fazenda e possível futuro diretor do BC é formado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi presidente do Banco Fator e professor universitário.
O conselho do BB é formado por oito membros, sendo quatro indicados pelo governo, dois pelos acionistas minoritários, a presidente do banco e um representante dos funcionários.