Prestes a completar 212 anos de existência no próximo dia 12 de outubro, o Banco do Brasil continua obtendo posição de destaque nacional. Prova disso é que a marca BB ficou em 4º lugar em ranking das 50 marcas mais valiosas do País em 2020. Avaliada em 4,6 bilhões de dólares, a marca da instituição financeira cresceu 5,4% em relação ao ano de 2019.
Os números constam do levantamento da consultoria inglesa Brand Finance, especializada em avaliação de marcas. A consultoria utiliza método que segue os padrões de avaliação de marcas definidos pela norma ISO 10668. O objetivo é determinar o valor que uma empresa se disporia a pagar para licenciar uma marca de terceiros. Para isso, é levada em conta uma série de métricas, como o investimento em marketing, a percepção dos consumidores e de outros públicos e o desempenho dos negócios.
Anualmente, são avaliados cerca de 5 mil marcas, onde são ouvidos em torno de 50 mil consumidores em 29 países. Vale destacar que o ranking de 2020 não capturou os efeitos da pandemia, uma vez que os consumidores foram entrevistados antes do início da crise mundial.
NÃO MEXE NO BB
A relevância do BB também é identificada no ranking global das 500 marcas mais valiosas de 2020. Nesse levantamento, apenas quatro brasileiras são mencionadas: Banco do Brasil, Caixa, Bradesco e Itaú.
Levantamentos como esses são importantes termômetros, verdadeiros indicadores do quanto determinadas marcas valem para diversos públicos. Ainda mais no momento em que o papel dos bancos públicos é questionado.
Por essas e outras que a ANABB continua empenhada na campanha #nãomexenoBB. É do Brasil. É dos Brasileiros. Um movimento de defesa e de valorização do BB, um banco que alavanca a economia e valoriza o social, verdadeiro instrumento em prol do País.