O Banco do Brasil (BB) convocou os 4.479 aprovados do seu último concurso, 2021/001, seguindo o cronograma da seleção cujo processo finalizou em dezembro do ano passado. Os novos funcionários assumiram na área de tecnologia do BB, como agentes de TI, e em agências de todos os estados do país e no Distrito Federal, como agentes comerciais.
O processo de admissão dos novos funcionários vem sendo feito, em grande parte, de forma digital, por meio de site e de um chatbot que trata de diversos temas relacionados às políticas e processos de gestão de pessoas no Banco do Brasil. Trata-se do WhatsApp BB Funci, canal de quem já trabalha na empresa e também disponibilizado aos candidatos convocados no concurso. Os novos funcionários têm acesso a um conteúdo exclusivo para apoio à documentação e procedimentos de posse, podendo inclusive, conversar com um especialista no atendimento humano.
A formação dos novos funcionários inicia no primeiro dia de trabalho, quando presencialmente são apresentados à equipe onde irão trabalhar, e participam do evento on-line Tô on no BB. Nesse evento, os novos colegas são recepcionados pelo board da empresa, conhecem a política de gestão de pessoas do BB, e recebem detalhes dos benefícios aos funcionários, como acesso à previdência complementar (Previ) e assistência de saúde (Cassi).
Após a live de posse são iniciadas as jornadas de aprendizagem — Jornada Tô on no BB, onde são apresentados os temas fundamentais para a chegada dos novos colegas ao time BB, como estratégia corporativa, arquitetura organizacional e de governança, cultura do BB, e também temas que conversarão mais diretamente com as funções que serão exercidas no local de trabalho, como cliente-centrismo, criatividade e inovação, comunicação, comunicação não violenta, entre outros. Na sequência, são apresentados temas específicos para os funcionários que possessão alocadas na rede de agências e para os funcionários que atuarão diretamente nas áreas de TI.
“Não se muda a cultura organizacional de uma empresa somente por meio do discurso. Ela se dá por meio de práticas diárias e é um compromisso assumido por todos, desde o presidente da empresa, passando pelos gestores e chegando a todos os funcionários. Nesse sentido, foi criado um movimento de transformação cultural #éagentequetransforma, com o objetivo de impulsionar e envolver todos os funcionários nessa jornada evolutiva, inclusive com os desafios da transformação digital”, destaca Thiago Borsari, diretor de gestão da cultura e de pessoas do BB.
Foram aprovados no último concurso 4.500 candidatos, sendo que 2.977 já tomaram posse. Segundo o Banco, os outros 849 devem ser empossados ainda em 2022. Ele também evidencia que houve 300 desistências, 90 pedidos de demissão após a posse e 32 demissões no período de experiência.
Maior concurso da história
Consoante a banca organizadora, a Fundação Cesgranrio, foram 1.645.975 inscrições para 4.480 vagas de escriturário, ofertadas, tornando este certame o concurso com mais concorrentes da história do Brasil. Ele foi lançado em 2021, as chances são distribuídas da seguinte forma:
- 2 mil vagas para Escriturário – agente comercial, mais 2 mil de cadastro reserva, para atuação nas unidades de negócios;
- 240 vagas de Escriturário – agente de tecnologia, e outras 240 de cadastro de reserva, com foco em Conhecimentos de TI.
O concurso foi composto de aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, prova de redação, de caráter eliminatório, aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos pretos ou pardos e procedimentos admissionais e perícia médica.