Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro.
São mais de três décadas em que o BB amplia a conexão dos brasileiros com a cultura, com programações relevantes, diversas e regulares nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. O CCBB Rio de Janeiro é o primeiro dos cinco centros culturais do Banco. Já o CCBB Brasília chega aos 24 anos, também neste sábado, 12. Além de Rio e da capital federal, o CCBB também tem sedes em São Paulo, Belo Horizonte e, muito em breve, o espaço próprio em Salvador, que buscam estimular a experiência, a criação, a investigação e a reflexão por meio de processos artísticos, além de mostrarem a força e a importância do investimento em cultura no Brasil.
“Esses espaços têm como objetivo a democratização do acesso à arte, além de contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura. Ampliamos a conexão do brasileiro com a cultura porque acreditamos que quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório e tem o poder de impactar vidas”, comenta Paula Sayão, diretora de marketing e comunicação do Banco do Brasil.