Se por um lado o Banco do Brasil é uma das instituições financeiras do país de maior alvo entre os hackers, por outro a empresa fundada pelo Rei Dom João VI está sempre lançando novidades relacionadas ao mundo da tecnologia. Nos próximos dias o BB estará disponibilizando por meio do Facebook Messenger um chatbot para atendimento.
O objetivo da ferramenta, desenvolvida com o Watson, a plataforma de inteligência artificial da IBM, será tirar dúvidas rotineiras do tipo “como cancelo meu cartão?”, “como contesto uma cobrança?” ou “como aumento o meu limite?”, por exemplo, independente do usuário ser ou não cliente.
“Usamos o Watson para entender as intenções, mas todo o restante da solução foi desenvolvido dentro de casa, no próprio banco. O bacana disso tudo é que conseguimos empoderar as áreas de negócios. É um projeto que não depende somente da tecnologia. Cada área de negócios pode padronizar suas demandas. O conhecimento do robô provém de cada área”, revela Felipe de Melo, gerente de divisão da diretoria de tecnologia do Banco do Brasil.
Ainda para este ano o Banco do Brasil planeja concluir o desenvolvimento de sua assistente virtual para o aplicativo de mobile banking.