Em duas discussões, votadas em uma sessão ordinária e em uma extraordinária na quarta-feira (8), os deputados estaduais do Paraná aprovaram o projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a contratar operação de crédito de até R$ 220 milhões com o Banco do Brasil. O recurso, segundo o Poder Executivo, será utilizado para investir em obras em três trechos de rodovias.
De acordo com o projeto encaminhado pelo Governo em regime de urgência, as obras serão feitas na ligação Curitiba-Almirante Tamandaré, na Rodovia dos Minérios e nas PRs 466, em Guarapuava, e 691, no Noroeste. O valor contratado pelo governo será usado para modernizar, reduzir custos de transporte de pessoas e cargas, por meio das melhorias nas estradas – que exigirão menos operações de manutenção.
Na justificativa da matéria, o Poder Executivo alega que, com isso, pretende “aumentar o conforto e a segurança dos usuários, reduzir o número de acidentes mediante ações que resultem em maior segurança pela eliminação dos principais pontos críticos e oferecer melhores condições de acesso da população rural aos serviços urbanos, centralizados nas cidades-polo”, diz o texto encaminhado ao Legislativo.
Como o texto recebeu emendas, ainda será votado em uma terceira sessão na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).