Foi homologado o resultado final do concurso Banco do Brasil 2018. A divulgação foi feita na última quarta-feira, 4, pela Fundação Cesgranrio, organizadora da seleção. Ao todo, foram oferecidas 60 vagas para o cargo de escriturário.
Do total de vagas, 30 são para provimento imediato e 30 para formação de cadastro de reserva. Para concorrer, foi preciso comprovar o nível médio completo. Os candidatos classificados e convocados receberão remuneração de R$ 4.036,56.
As oportunidades do concurso Banco do Brasil 2018 foram para as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília-DF. A seleção terá validade de um ano e poderá ser prorrogada por igual período. Os selecionados serão contratados pelo regime celetista.
As disciplinas referentes à Tecnologia da Informação surpreenderam os candidatos. A matéria foi tema polêmico para o banco, que costumava selecionar o perfil clássico de escriturário, que desempenhava apenas as rotinas bancárias e administrativas.
Nesta seleção, a parte de Conhecimentos de Informática teve o maior número de questões (25) e não Conhecimentos Bancários, como ocorreu nos últimos concursos do banco. Além disso, foi incluída a disciplina de Probabilidade e Estatística (20 perguntas).
Para o coach Alessandro Marques, o fato do BB realizar concurso para escriturário com perfil em TI justifica uma oferta de vagas menor, se comparada às seleções tradicionais para essa carreira.
Ao todo, 150 mil candidatos foram convocados para realizar a prova, nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
Os concorrentes foram submetidos a uma prova objetiva, contendo 70 questões, e uma redação. Do total de perguntas, 20 foram de Conhecimentos Básicos e 50 de Conhecimentos Específicos. Somente os candidatos classificados nos exames objetivos tiveram as provas de redação corrigidas.