Já está disponível para consulta o cartão de inscrição dos candidatos do concurso Banco do Brasil 2018, para escriturários. O documento, com o local e o horário da prova objetiva da seleção, pode ser acessado no site da Fundação Cesgranrio, organizadora. No cartão, os candidatos devem conferir ainda: nome; número do documento de identidade, órgão expedidor e estado emitente; CPF; data de nascimento; e sexo. As avaliações estão confirmadas para este domingo, dia 13, pela manhã.
Quem precisa de tratamento diferenciado para a realização das provas ou concorre às vagas reservadas para pessoas com deficiência ou para pessoas negras ou pardas também deverá conferir todos os dados no cartão de confirmação. Caso haja erro em relação à cidade de realização das provas ou na condição de pessoa com deficiência e negros, será preciso entrar em contato com a Fundação Cesgranrio. Isso poderá ser feito nestas quinta e sexta-feiras, dias 10 e 11, pelo telefone (0800 701 2028). O atendimento é feito das 9h às 17h. O candidato também pode entrar em contato pelo e-mail (concursos@cesgranrio.org.br).
O BB também informou o número definitivo de inscritos da seleção. O quantitativo adiantado por FOLHA DIRIGIDA na última terça, 8, era referente à ampla concorrência. Somando deficientes e negros, são 150.172 candidatos na disputa. Esse número é composto por 127.304 da ampla concorrência, 22.206 negros e 62 deficientes – acesse a divulgação no site da Cesgranrio. Por região, o banco informou apenas a relação de inscritos da ampla concorrência.
Do total de concorrentes, São Paulo lidera, com 37.568 inscritos. Logo atrás, Rio de Janeiro e Brasília, regiões que também contam com vagas nesta seleção, têm 36.037 e 32.117 inscritos, respectivamente. Vale lembrar que o concurso Banco do Brasil teve as inscrições abertas no período entre 8 e 27 de março. O concurso conta com 60 vagas, sendo 30 imediatas e 30 em cadastro de reserva. Todas as oportunidades são para o cargo de escriturário, com exigência de nível médio completo. A remuneração para os classificados será de R$4.036,56. A seleção terá validade de um ano, prorrogável por igual período, e os selecionados serão contratados pelo regime celetista.
Saiba como serão as provas do concurso
Os candidatos do concurso Banco do Brasil 2018 serão avaliados por meio de prova objetiva e redação. Esses exames estão marcados para o próximo domingo, 13 de maio, embora seja Dia das Mães. A prova objetiva terá 70 questões. Dessas, 20 serão de Conhecimentos Básicos e 50 de Conhecimentos Específicos. Todas as questões contarão com cinco alternativas e apenas uma resposta correta. A pontuação máxima a ser atingida é de 100 pontos.
As questões de Conhecimentos Básicos possuem, no total, valor de 25 pontos distribuídos por: Língua Portuguesa (5 perguntas), Língua Inglesa (5), Matemática (5) e Atualidades do Mercado Financeiro (5). Já os itens de Conhecimentos Específicos somam 75 pontos, sendo divididos pelas disciplinas de: Probabilidade Estatística (20 questões, totalizando 30 pontos), Conhecimentos Bancários (5 questões, totalizando 7,5 pontos) e Conhecimentos de Informática (25 questões, totalizando 37,5 pontos).
Será aprovado o candidato que conseguir pelo menos 60% do total da pontuação das provas objetivas ou 55% da parte de Conhecimentos Básicos ou ainda 60% da pontuação da prova de Conhecimentos Específicos. Caso um concorrente obtenha nota zero em qualquer uma das disciplinas estará eliminado do concurso Banco do Brasil 2018. Somente os candidatos classificados nos exames objetivos terão as provas de redação corrigidas.