Banco do Brasil e ContaAzul anunciaram nesta terça-feira, 15, a primeira operação estruturada de Open Banking no país. A comunicação da parceria ocorreu na Fintouch, o maior evento de fintechs da América Latina, na Expo Center Norte, em São Paulo.
Os clientes MPE (micro e pequenas empresas) do BB podem integrar informações bancárias, como saldo de conta corrente e fatura de cartão de crédito, à plataforma da ContaAzul. O cliente precisa apenas autorizar a operação. A integração de sistemas será feita por meio de API – Interface de Programação de Aplicativos em português. As API’s são interfaces de programação que permitem que empresas e desenvolvedores conectem os seus sistemas aos do BB, compartilhando dados e realizando transações de forma automatizada.
As interações vinham acontecendo em fase de testes há seis meses, com 70 clientes. A expectativa do BB é que 1 mil clientes estejam utilizando a solução no próximo mês. A meta é chegar a 5 mil usuários num prazo de seis meses.
A ContaAzul oferece plataforma de gestão empresarial integrada para micro e pequenas empresas. Entre as funcionalidades oferecidas estão acompanhamento de estoque, geração de relatórios gerenciais, emissão de nota fiscal, boletos e do demonstrativo de resultado do exercício (DRE).
Os clientes do Banco do Brasil que já utilizam as soluções do ContaAzul terão uma integração de informações mais rápida e completa, com maior detalhamento no descritivo das transações. Para melhorar ainda mais a experiência do cliente, o Banco está desenvolvendo novas API’s, para agregar mais informações e recursos.
Com a parceria, o BB passará a oferecer uma experiência completa, de acordo com o que o cliente deseja. A união com parceiros tecnológicos, que entendem de mercado financeiro, vai agregar ainda mais na experiência dos nossos usuários”, diz Marco Mastroeni, diretor de Negócios Digitais do Banco do Brasil.
NOVAS PARCERIAS
O Banco do Brasil lançou o Portal do Desenvolvedor, sua plataforma de Open Banking, há dois meses. O local concentra as informações das API’s que o BB oferece aos desenvolvedores de aplicativos. Desde a sua abertura, o Banco recebeu cerca de 1 mil intenções de parceria. Algumas foram selecionadas para início de testes a partir desta semana. A expectativa é que novas parcerias sejam anunciadas ainda em 2017.
Inicialmente, o Banco do Brasil disponibiliza dois grupos de API:
Financial Reports
Possibilita consultar extratos de conta corrente, fundos de investimento e cartão de crédito. Esses dados são utilizados normalmente em aplicativos de gestão financeira, mas a expectativa do BB é de que os desenvolvedores tragam novas ideias para a utilização das informações.
Payments (débito online)
Permite realizar pagamento via débito online em sites e aplicativos de compras de passagens áreas e outras empresas de varejo, por exemplo. Esses dados podem ser utilizados para criar novas formas de meio de pagamento que deem mais agilidade, de forma prática e segura.
SOBRE OPEN BANKING
O conceito de Open Banking compreende a criação de novos negócios e ecossistemas digitais, disponibilizados por instituições bancárias, por meio da integração de seus sistemas. Isso permite que outras empresas e desenvolvedores criem novas soluções, aplicativos e serviços que melhoram a interação entre banco e cliente.