Boa tarde! Hoje é quinta, 19 de setembro de 2024

(11) 3104-4441

Fundo do Banco do Brasil investe em agtech

Publicado em: 12/09/2024

O Banco do Brasil, por meio do seu fundo de capital BB Ventures, fez novo aporte em uma empresa que atua no agronegócio brasileiro. O alvo da vez foi a IDGeo, startup que oferece serviços de análise de imagens via satélite. Foram R$ 6 milhões investidos na agtech, como são chamadas as empresas de tecnologia do setor.

A IDGeo foi fundada em 2016, em Piracicaba (SP), e é detentora de um sistema de análise de imagens via satélite para avaliar as condições do solo em grandes fazendas. Entre seus clientes, a agtech conta com a Ipiranga Agroindustrial, a Acelen Renováveis, a NTT DATA e a Bracell.

Conforme aponta a MSW Capital, gestora que administra o fundo corporate venture capital (CVC) do Banco do Brasil, a instituição procura por inovações tecnológicas no setor agrícola. A carteira já contava com ao menos três startups do setor: plataforma de gestão para pecuária de corte (iRancho), IA para produtos financeiros (traive) e uma especialista em bioinsumos para agricultura (Gênica).

Segundo a gestora, ainda faltava uma ferramenta que fizesse o monitoramento minucioso das áreas com um custo baixo. Para o BB, uma das vantagens do novo investimento é poder fazer o acompanhamento das lavouras que receberam seu crédito agrícola, entendendo qual é o avanço dessas plantações e quando esse dinheiro retornará para os cofres do banco.

Quais são os planos da agtech

Com o investimento do BB Ventures, a expectativa da startup é aumentar o número de clientes e crescer geograficamente, expandindo sua área de atuação, hoje concentrada em produções de cana-de-açúcar, grãos e florestas plantadas. O foco será conquistar o setor de risco agrícola e o de recuperação de pastagens degradadas.

O dinheiro também habilitará o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial proprietárias – que estão sendo testadas no Canadá. A IDGeo conta com parcerias de instituições como a Alberta Machine Institute Intelligence (AMII) e o Olds College para finalizar um modelo de IA para monitoramento do setor agrícola.

Com o aporte do BB Ventures, a agtech diz chegar a R$ 11 milhões recebidos em quatro rodadas de investimentos. Outras organizações que investiram na IDGeo foram o Grupo MT Grãos e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Fonte: Prato do Amanhã

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.