De acordo com o regulamento do Economus Futuro, a cada trimestre são realizados estudos técnicos que analisam o equilíbrio financeiro do plano e buscam assegurar a sustentabilidade e a manutenção da qualidade dos serviços oferecidos.
O estudo observou o comportamento das despesas, a movimentação de beneficiários e a reserva de capital sob risco, no período de abril/2023 a março/2024, resultando na necessidade de um pequeno ajuste de 0,84% no valor da cota para o próximo trimestre.
Nesse contexto, foi aprovado o ajuste no valor da cota, que passa de R$ 463,98 para R$ 467,90, com validade para o trimestre de junho a agosto/2024.
O Economus Futuro foi criado como alternativa para a manutenção da assistência à saúde aos aposentados, tendo como prioridade o equilíbrio financeiro. O plano é coletivo por adesão, com formação de preço pós-estabelecida, individual e por faixa etária, com revisão trimestral do valor da cota que forma a tabela de contribuições.
Além da evolução das despesas, em razão da inflação médica e da faixa etária do grupo, a movimentação de beneficiários é ponto de grande importância na análise de sustentabilidade do plano. Nesse cenário, a evasão de beneficiários tem sido fator preponderante nos ajustes do valor da cota.
O Economus reforça o seu compromisso com a eficiência na gestão e a busca por soluções que assegurem a manutenção da cobertura assistencial aos beneficiários.