A partir de 22/5, os associados adimplentes dos Planos 1 e Previ Futuro, residentes no Rio Grande do Sul, podem contratar o montante de até três salários brutos (Folha de pagamento de maio de 2024), limitado a R$ 50 mil, acima do teto atual do Empréstimo Simples (ES): R$ 200 mil para o Previ Futuro e R$ 280 mil para o Plano 1.
A medida foi aprovada pela Diretoria Executiva da Previ como forma de atenuar os impactos decorrentes das enchentes que atingiram o estado nas últimas semanas.
O valor máximo de concessão para os participantes da ativa não poderá superar o saldo da reserva individual de poupança líquida. E o valor da prestação para todos os associados não poderá superar a margem consignável definida pela Legislação.
Aos associados com a margem comprometida, será permitido alongar o prazo para adequação da margem, limitado a 240 meses ou a idade definida na regra do ES, o que for menor.
É importante destacar que as concessões acima de 120 meses ocorrerão por meio da renovação de todas as operações vigentes e impedirão novas contratações. E a renovação ficará disponível somente quando for possível enquadrar o saldo devedor ao prazo máximo de 120 meses definido na regra do ES.
No período entre 22 e 31/5, os associados poderão manifestar a intenção de adesão. Para isso, basta fazer a solicitação, pelo e-mail cadastrado na Previ, para o endereço eletrônico esespecial@previ.com.br. Orientamos que o e-mail com a manifestação expressa do seu interesse venha acompanhado do seu contracheque.
A análise das solicitações será feita por ordem de chegada na Previ e a contratação das propostas aprovadas ocorrerá no mês de junho.
Suspensão da prestação
Outra medida aprovada pela Diretoria Executiva da Previ para residentes no Rio Grande do Sul, é a suspensão da cobrança das prestações do ES nas contratações e renovações realizadas até 27/5, com crédito realizado até 31/5.
A suspensão das prestações poderá ser solicitada até 31/5. A interrupção da cobrança é única, portanto, a solicitação vai ser aplicada a todos os empréstimos vigentes nas modalidades ES Rotativo e ES Finimob, pelo período de dois meses, ou seja, nos meses de junho e julho.
Passo a Passo para a suspensão
Para fazer sua solicitação, acesse o Autoatendimento do site, selecione a opção Empréstimo Simples > Meus Empréstimos e imediatamente será disponibilizada a tela de opção. Para solicitar, basta clicar no botão “Suspender Cobrança”. Caso escolha manter o pagamento das prestações, clique na opção “Não tenho interesse”, para ser direcionado à tela inicial do ES.
Quem optar pela suspensão, mas depois mudar de ideia, tem até 31/5 para reativar a cobrança das prestações de junho e julho. O procedimento é similar: acesse o Autoatendimento, escolha a opção Empréstimo Simples > Meus Empréstimos e clique no botão “Reativar Cobrança”.
Além da tela inicial, também é possível verificar se a solicitação foi realizada na opção Meu Perfil > Meus Protocolos. Para consultar as informações, orientamos anotar o número do protocolo gerado na solicitação de suspensão.
A possibilidade de contratar as operações deve ser avaliada com cautela e responsabilidade, tendo em mente a sua capacidade de pagamento, evitando armadilhas e tomando decisões conscientes em relação ao consumo e ao uso do crédito.