O Banco do Brasil vai lançar um novo modelo de agência física. Chamado de Ponto BB, o espaço vai reunir o atendimento físico com funcionalidades do aplicativo do banco, como o Shopping BB. A primeira agência com a nova configuração será aberta no Marco Zero, no Recife, unidade que, segundo o banco, reflete a diversidade da base de clientes e precisa de uma maior interação com os canais digitais.]
“No Ponto BB, o cliente vai encontrar tudo o que ele encontraria no app. O Ponto BB vai ter produtos para além do core (foco) bancário”, afirmou a presidente do banco, Tarciana Medeiros, durante o BB Day, dia do investidor promovido pelo banco nesta quinta-feira em São Paulo.
Segundo ela, a rede física é um diferencial competitivo que pesa a favor do banco, por deixá-lo mais próximo dos clientes. A executiva pontuou que o mercado tem dúvidas sobre o custo da rede, em um momento em que outros bancos de porte similar têm fechado agências, sob a perspectiva do enxugamento de custos. “Nós vamos buscar eficiência, novas formas de cuidar da rede física”, afirmou. No final do ano passado, o banco tinha 3.992 agências físicas espalhadas pelo País.
O novo modelo de atendimento físico vai incluir parcerias entre o banco e empreendedores, para compartilhar o espaço com negócios locais de cada cidade. Além disso, as agências que seguirão o modelo terão uma série de recursos tecnológicos para integrar o canal físico aos canais digitais da instituição.
Nesse primeiro ponto, em Recife, o banco terá soluções digitais como hologramas, robôs e cabines virtuais de atendimento, além dos espaços de integração com a comunidade. A ideia é realizar eventos nas agências, ligados à cultura, ESG e esporte. Ao longo do ano, o BB deve abrir outros Pontos BB, centrados nos temas agronegócios, turismo, empreendedorismo, universitários e no shopping do banco.
Resultados robustos
Tarciana Medeiros afirmou que o banco voltará a entregar resultados robustos neste ano, sem deixar de lado contrapartidas para a sociedade. A executiva disse que o BB continuará atuando de forma sustentável, sob todos os aspectos. “É assim que vamos continuar, um banco que atua de forma sustentável. Vamos cumprir o guidance que anunciamos, trazendo contrapartida a quem investe e também vamos trazer valor à sociedade”, disse.
Nas projeções anunciadas no início deste mês, o BB sinalizou um aumento de cerca de dois dígitos no lucro líquido neste ano. No ano passado, o banco teve resultado de mais de R$ 35 bilhões, o maior da história. “Espero estar aqui de novo no ano que vem anunciando o novo maior lucro da história.”
O vice-presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do Banco do Brasil, Geovanne Tobias, também presente ao evento, completou que o banco espera elevar o lucro líquido em um dígito alto neste ano, mesmo após o recorde no ano passado. Ele mencionou que isso deve acontecer a despeito da percepção do mercado de que a queda da taxa de juros reduza os números do BB. “Nós esperamos um aumento de lucro de um dígito alto, apesar da maior competição e das assimetrias regulatórias”, disse.
Ainda sobre o guidance, a executiva destacou que o BB inseriu objetivos de crescimento para a carteira de negócios sustentáveis nas projeções deste ano. “Nós captamos R$ 30 bilhões para apoiar a agenda ESG e o cumprimento dos nossos compromissos”, afirmou Tarciana Medeiros.