Os microempreendedores brasileiros terão acesso a uma nova linha de crédito que supera os R$ 30 bilhões. A informação foi confirmada pelo presidente Nacional do Sebrae, Décio Lima.
A iniciativa é uma parceria do próprio Sebrae com o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e a Agência Pública de Inovação, a Finep.
A expectativa é que o montante seja disponibilizado ainda em dezembro ou no máximo no início do ano que vem, para comemorar os 15 anos do MEI no Brasil, completados no próximo dia 19.
Segundo Lima, os R$ 30 bilhões que serão ofertados representam o somatório de todo o crédito disponibilizado aos microempreendedores nos últimos 28 anos.
Atualmente, o Brasil possui mais de 15 milhões de MEIs em atividade. A modalidade cresceu muito nos últimos 3 anos, principalmente durante a pandemia da Covid-19 que impulsionou o surgimento de novos negócios.
Ainda segundo Décio Lima, o governo federal deverá lançar, em breve, uma nova fase do programa Desenrola Brasil, destinado aos microempreendedores, para ajudar os cerca de 6 mil microempresários que estão negativados no momento.