O Banco do Brasil fechou o primeiro semestre de 2022 com um total de R$ 13,5 bilhões em vendas de cotas de consórcios de todos os segmentos, desde bens móveis (como automóveis, motos e veículos pesados), imóveis residenciais e comerciais, além de outros bens, como produtos voltados ao mundo gamer, por exemplo. No primeiro semestre de 2021, tinham sido comercializados R$ 9,3 bilhões.
Assim, o Banco do Brasil registrou crescimento no número de cotas de consórcios comercializadas em 2022, com uma evolução de vendas geral 45% maior do que no primeiro semestre do ano passado. Na comparação do mesmo período, a venda de consórcios de imóveis aumentou 112% e bens móveis evoluíram 31% nas vendas. Com isso, o BB encerrou o semestre com mais de 1,5 milhão de cotas ativas de consórcio e R$ 81 bilhões em carteira administrada. Em relação ao primeiro semestre de 2021, a carteira geral cresceu 42,3%.
“A BB Consórcios é uma administradora atuante em todos os segmentos e os resultados históricos incluem aumento na participação de mercado e expansão significativa do número de cotas ativas. Atribuímos isso a uma experiência de compra cada vez melhor aos clientes, correntistas BB ou não, à diversidade de canais para contratação e às próprias vantagens do produto consórcio. Além disso, estamos atentos às necessidades e tendências do mercado. Investimos na modalidade gamer e no Grupo Verde, por exemplo. Tudo para realizar sonhos, de forma planejada, responsável e sem juros”, afirma Marcel Kitamura, diretor-presidente da BB Consórcios.
Na modalidade de consórcio, não há cobrança de juros. Os valores cobrados são referentes à taxa de administração e fundo reserva. Atualmente, os percentuais de fundo reserva e taxa de administração, considerando grupos em formação, são a partir de 1,5% e 0,09% ao mês, respectivamente.
Digital
As funcionalidades do consórcio no aplicativo BB vêm sendo ampliadas, oferecendo ao cliente maior agilidade, comodidade e segurança no autoatendimento. As vendas por meio dos canais digitais evoluíram 70% e atingiram quase R$ 1 bilhão apenas no primeiro semestre do ano.
Sustentável
A BB Consórcios mantém grupos que permitem a aquisição de bens e serviços sustentáveis e bens não poluentes, como bicicletas convencionais e elétricas, além de serviços de eficiência energética e reuso de água, tais como placas fotovoltaicas e sistema geradores de energia solar.
O Grupo Verde, lançado em junho de 2022, incentiva a aquisição de bens voltados para a eficiência no uso de recursos naturais e baixa emissão de carbono. A cada cota do grupo vendida, 10 árvores seriam plantadas até o limite de 135 mil. “A expectativa era de comercializar 13,5 mil cotas e atingir o número de 135 mil mudas a serem plantadas, volume 35% maior que o realizado na ação de 2021. O objetivo inicial foi alcançado em pouco mais de um mês após o lançamento e a ação atingiu 17,2 mil cotas em dois meses, totalizando R$ 1,2 bilhão em volume de negócios”, destaca Kitamura.
O plantio será realizado por instituições sem fins lucrativos, selecionadas pela Fundação Banco do Brasil, que atuem na realização de projetos de melhorias para o Meio Ambiente, as quais receberão apoio para a recuperação de áreas degradadas com o plantio de mudas de árvores nativas, contribuindo para a recomposição da vegetação nativa e o fortalecimento dos serviços ecossistêmicos, por meio do fomento à bioeconomia, visando à geração de renda e de qualidade de vida.
Gamer
O cliente BB pode montar o QG Gamer dos sonhos por meio do consórcio. Utilizando cotas do segmento de outros bens móveis, onde os valores variam entre R$ 3 mil e R$ 23 mil, é possível adquirir computadores, consoles, kit headset, kit driving, videogames e muitos outros equipamentos para tornar os jogos ainda mais divertidos e confortáveis.
A contratação de cotas do Consórcio BB está disponível para correntistas e não correntistas, por meio dos canais de atendimento digitais, assim como: internet, App BB, TAA e também presenciais em agências BB e parceiros comerciais.
A BB Consórcios é líder no segmento de outros bens móveis com mais de 77% de participação no mercado total da modalidade (Bacen jun/22).