Clientes do Banco do Brasil agora têm acesso ao gestor e organizador financeiro pessoal mais completo do mercado, com quatro ferramentas que permitem analisar informações bancárias e administrar todas as contas, do BB e de outros bancos, no mesmo lugar, de maneira inteligente, rápida e fácil. Em outras instituições, é possível apenas consultar informações de outros bancos que já estão no open finance.
Nesta primeira fase, os clientes têm acesso a quatro ferramentas gratuitas, integradas a outros bancos, no Minhas Finanças: agenda financeira, extrato multibanco, perfil de consumo e planejamento financeiro. As novidades acompanham a esteira da evolução do open banking no Brasil, tema do qual o BB tem se mostrado protagonista, com excelência em soluções digitais e capacidade de extrair valor a partir dos dados.
Para Pedro Bramont, diretor de negócios digitais, a novidade promove um impacto positivo na gestão financeira dos clientes do BB. “Ela possibilita uma análise inteligente do perfil de consumo e desenvolve o autoconhecimento financeiro, em uma nova visão integrada de gastos, no BB e em outros bancos, além de reafirmar nosso protagonismo na entrega de soluções digitais de alto nível, que facilitam a vida do nosso cliente”, explica.
O Minhas Finanças é o carro-chefe para o compartilhamento de dados de outras instituições financeiras com o Banco do Brasil via open banking e vem para ajudar os clientes a realizarem a melhor escolha financeira, a partir de uma visão unificada, simples e organizada de suas finanças pessoais.
“A solução aumenta nossa relevância no sistema financeiro aberto, fortalece a confiança na marca Banco do Brasil e pode elevar o número de consentimentos para o compartilhamento de dados realizados pelos nossos clientes”, explica Rafael Cavalcanti, gerente executivo de experiências digitais.
“Com mais clientes compartilhando informações de outras instituições com o BB, aumentaremos o engajamento e recorrência dos usuários em nossas plataformas digitais, entregando soluções cada vez mais personalizadas e aderentes ao perfil de cada cliente”, completa.
Saiba mais sobre as ferramentas no Minhas Finanças Multibanco, no app BB:
Agenda financeira: é o calendário de compromissos no BB e outros bancos. Por meio dela é possível visualizar todos os lançamentos das contas vinculadas, oferecendo uma visão unificada de todos os compromissos financeiros passados (a partir do momento do compartilhamento dos dados) e futuros.
Extrato multibanco: extrato unificado de lançamentos e saldos das contas do BB e outros bancos. Por meio dele é possível consultar todos os lançamentos de maneira unificada ou por instituição financeira, além dos cálculos de entradas e saídas.
Perfil de consumo: ajuda a visualizar os gastos e lançamentos das contas vinculadas por categorias, como por exemplo casa, alimentação, transporte, lazer, entre outras. O perfil mostra qual foi o valor gasto total e o percentual em cada categoria, auxiliando no entendimento dos hábitos de consumo e no planejamento. Os filtros disponíveis possibilitam a personalização da visão do perfil de consumo por período e conta de origem. Dessa forma é possível realizar diversas análises e planejar gastos futuros com base nos dados de consumo.
Planejamento financeiro: ferramenta para criar o planejamento financeiro, com metas de gastos calculadas a partir do comportamento em contas do BB e de outros bancos. Planejar ajuda a permanecer dentro das metas de gastos estipuladas para o período e permite visualizar uma sugestão de planejamento de gastos de acordo com o perfil do cliente, além de acompanhar a evolução dos gastos durante o período indicado. A sugestão de planejamento financeiro pode ajudar a manter os gastos dentro do orçamento e atingir metas financeiras.